Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Joinville passou a fazer parte de um programa de qualificação da gestão educacional referência no Brasil. A partir desta terça-feira (12) a cidade é uma das participantes do programa Formar, especializado no aperfeiçoamento de Redes Públicas de Ensino no Brasil pela troca de experiências com profissionais renomados da área.
No primeiro encontro da parceira, ocorrido pela manhã, consultores do projeto e gestores da Rede Municipal de Joinville participaram de uma reunião para alinhar os próximos passos do projeto. Entre eles, está o diagnóstico da gestão pedagógica e administrativa da rede de Joinville.
A próxima etapa é o apoio na definição ou na revisão de objetivos estratégicos, com o fortalecimento do que já foi construído na cidade. Também são trazidas experiências de fora, levando em conta o acervo de projetos de sucesso que o Formar ajudou a criar em todas as regiões Brasil.
"A parceria com o Formar contribui para o aprimoramento das nossas políticas educacionais em áreas essenciais, como formação de professores, avaliação, currículo e acompanhamento pedagógico. A troca de experiências e conhecimento vai contribuir para que a educação de Joinville atinja patamares ainda mais altos de qualidade", afirma Diego Calegari, secretário de Educação de Joinville.
Os dados da Rede Municipal de Ensino de Joinville foram primordiais para que a cidade fazer parte desta edição do programa."Quando vemos os dados de Joinville, eles encantam quem trabalha com políticas educacionais. O sonho de qualquer consultor é estar com Joinville", elogia Marléa Ramos Alves, consultora do Formar.
Programa Formar
O Formar, projeto do Instituto Gesto, é apoiado pela Fundação Lemann e trabalha ao lado de 27 Redes Públicas, englobando 3,5 mil profissionais de educação e 1,1 milhão de alunos. Segundo Breno Rodrigues, consultor do programa, o modelo de atuação é feito sob medida, de acordo com a realidade de cada cidade. O consultor explica que o Formar faz o acompanhamento constante de todas as estratégias implementadas nas redes.
"Tudo o que fazemos parte da premissa da co-construção. Não trazemos nada completamente pronto, os municípios trabalham ao nosso lado em todas as ações. Nosso objetivo é garantir às crianças o direito de uma educação de qualidade, uma escola onde cada jovem aprende a transformar os seus sonhos em realidade", pontua Rodrigues.
Deixe seu comentário